En Catañol

Su mente ventrílocua se estaba desmoronando, su lenguaje contorsionista también, pero el personaje intentado se mantenía en pie y dejó de tocar un momento para responder, sin esperanza y sin resentimiento:

– Pué mirizté, en pimé ugá me'n fotu e menda yaluego de to y de toos i així finson vostè vulgui poque nozotro lo mataore catalane volem toro catalane, digo, que menda s'integra en la Gran Encisera hata onde le dejan y hago con mi jeta lo que buenamente puedo, ora con la barretina ora con la montera, o zea que a mí me guta el mestizaje, zeño, la barreja y el combinao, en fin, s'acabat l'explicació i el bròquil, echusté una moneíta, joé, no sigui tan garrapo ni tan roñica, una pezetita, cony, azí me guta, rumbozo, vaya uzté con Dió i passiu-ho bé, senyor… 

Juan Marsé, El amante bilingüe 

Contra as purezas e ilusões catalãs e espanholas (ou de todos os nacionalismos), Juan Marsé escreveu um magnífico romance. Como disse Lobo Antunes deste escritor, é um romance que nos atira ao chão, como todos os bons romances.

O último parágrafo da citação acima (que também o é do romance) é uma invenção tremenda, uma mistura de castelhano andaluz com catalão, um catañol que, ao nível da linguagem, exemplifica o desmoronamento da personagem principal. Juan, o protagonista, é um catalão que, para reconquistar a ex-mulher (uma burguesa catalã de primeira linha, uma catalanufa), se disfarça de andaluz bem kitsch (com bigode e tudo e o inevitável castelhano com sotaque), uma das perdições proibidas da catalã (que trabalha no Departamento de Normalização Linguística do governo catalão). No final, a personagem inicial desfaz-se nesta linguagem mestiça, uma imagem viva da cidade e da sociedade catalã, entalada entre duas "ideias" nacionais puras e irreais. A realidade, como sempre, é bem mais interessante. (E a literatura, como de costume, é onde a realidade se esconde.)

2 Responses to “En Catañol”

  1. Julio Machado Vaz Says:

    Ora aí está uma ideia maquiavélica para tentar a reconquista:).

  2. qmtygcivvk Says:

    kkfouoxpzi…

    wqjpawaxzw rdcjetjpi cqzqnyk…

Leave a comment